quinta-feira, 24 de agosto de 2017

O mundo está funcionando





As cobertas me prendem ao conforto suicida,
uma dor rotineira estala em minha espinha,
abre-se a janela e o existencial desafio
mostra-se inumana zombaria.

A sala me sufoca, a cozinha me engana.
Meu banheiro, templo de purificação,
não mais me purifica.
Meu corpo – correntes que me deleitam
não acusam deleite na solidão.
Não tenho controle sobre o que não criei;
o não criado aponta em mim a culpa.

Culpam-me o céu, a terra
e as criaturas.
Em todo o lugar,
sobre mim se estende o manto escuro
da força organizada de exclusão...
Quem pode andar,
quem pode respirar
quando o mundo funciona contra seu favor?
Funcionaria a fuga do turbilhão?

Então culpam-me as árvores, os pássaros,
cipós, ninhos,
a Natureza enfim.
E em sua boca está o punhal da traição;
por que não me golpeia e me livra da agonia?
Que estranho prazer
obtém você desta tortura?

As calçadas querem me matar.
As ruas querem me matar.
Edifícios, aparelhos, obras de arte,
plantas, animais, sorrisos, alimentos,
saudades, gozos, pensamentos,
água, fogo, terra e ar
e isótopo doze do carbono
– todos querem um doloroso fim
para aquele que descobriu o segredo.

Agora me afogo em sombras desconhecidas,
que aqui estão para embaraçar o meu ponto de vista.
Trevas com as quais convivo,
sempre que distorço minhas verdades.
E aquela luz,
bem, aquela luz que mal vislumbro,
ali na mais profunda obscuridade,
é tudo que conheço.
Tudo que conheço.
Tudo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário